Páginas

19 de abr. de 2012

Instalação Ligações Urbanas - Atelier UM+D



Instalação permanente encomendada ao Atelier UM+D pela Secretaria de Turismo de Curitiba, para o centro de atendimento na Rua 24 Horas, acabada em novembro de 2011. Citando o release do Atelier:
A profundidade urbana manifesta-se tanto física como sensitivamente de maneiras diversas, em uma cadência especifica ao usuário e às continuas conexões propiciadas pela cidade, dentro de uma conectividade das partes com o todo. Distintas peças conectam-se possibilitando um arranjo intertravado estruturalmente específico ao local.
O projeto propiciou a investigação sobre sistemas gerativos de estruturas leves e conexões complexas. Se partiu de uma rede pseudo-aleatória de triangulação de Delaunay, extrusionada diferencialmente segundo um conjunto de curvas atratoras e se estendeu a geometria dos nós conectores para estabilizar as peças estruturais em sentido perpendicular a estes. Esta extensão mudou a condição secundária das peças conectoras, tornando-as protagonistas. O processo paramétrico do projeto é composto de sete definições de Grasshopper e um RhinoScript separados em fases, para permitir o trabalho em equipe. Como resultado, 540 peças únicas de poliestireno foram cortadas com fresa CNC e montadas com parafusos.


Autor: Atelier UM+D
Equipe: Gustavo Utrabo, Juliano Monteiro, Pedro Duschenes, Ernesto Bueno, Lucas Issey e Marcela Furtado.
Ano: 2011.
Localização: Rua 24 Horas, Curitiba, Brasil.
Status: Construído.


Mais imagens da instalação no site do Atelier UM+D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário