Páginas

16 de jun. de 2011

AA High-Low Design Workshop São Paulo


Nos dias 11 a 21 de julho, no Centro Cultural FIESP vai acontecer o próximo AA Visiting School São Paulo, intitulado: High-Low Design Workshop. Segue o Release:
O objetivo desta segunda edição da  oficina de design é a  transformação dos ambientes, materiais e culturas por meio da aplicação da computação paramétrica ambiental e dos processos de fabricação digital usando materials e métodos de fabricação locais . Com esta nova prática, definiremos uma nova arquitetura que emprega a alta e a baixa tecnologia no projeto. Um dos objetivos da oficina de design é incrementar estratégias para a arquitetura sustentável, de modo a trazer à concepção ecológica uma nova estética e agenda social ligada ao meio brasileiro.

A geração desta nova arquitetura high/low leva em conta a mediação dos fatores ambientais. Controlados pela computação e calibrados em simulações de conforto ambiental, os componentes mediadores são também estruturais, funcionais e ornamentais  e respondem a múltiplas forças – naturais e culturais. O objetivo é criar múltiplas organizações espaciais para diferentes tipos de edifícios e espaços públicos, utilizando variados dispositivos de controle ambiental constituintes do edifício e inserindo-os no contexto cultural e ecológico da metrópole paulista.

O workshop fará parte do evento internacional FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, um fórum anual sobre a vanguarda da arte digital no icônico edifício da FIESP, na Av. Paulista, projeto do escritório Rino Levi que em seu térreo recebeu uma intervenção de Paulo Mendes da Rocha. Aberto a profissionais e estudantes de arquitetura e design, a oficina de design incluirá modelagem computacional paramétrica, softwares de simulação ambiental, Rhino Grasshopper, GECO, Kangaroo e Galapagos, bem como Processing e Arduino, além de processos de fabricação digital usando corte a laser e máquinas de usinagem CNC para produzir modelos físicos e protótipos. O curso será dirigido por instrutores da AA, incluindo Robert Smith Stuart, do escritório Kokkugia, Anne Save de Beaurecueil, do anglo-brasileiro SUBdV, e Sandro Tubertini, da agência de engenharia ambiental inglesa BDSP. A Visiting School será complementada por palestras de arquitetos, urbanistas e outros especialistas brasileiros e estrangeiros.


Fonte: saopaulo.aaschool.ac.uk

Inscrições: AA School - Visiting School Application

Nenhum comentário:

Postar um comentário