Páginas

28 de set. de 2009

Inserindo Elementos numa Superfície



Bom, dando sequencia ao que foi apresentado pelo Ernesto no post anterior, mostrarei como fiz para adicionar objetos repetidos ao longo da fachada do prédio:

Configuração do Pvimento Tipo

Infelizmente não obtive muito sucesso tentando fazer do modo mais simples, ou seja conectando a treliça diretamente em toda a superfície da fachada (todos os pavimentos como um elemento só). Simplesmente quando fazia por esse jeito meu computador travava. Como solução fiz da seguinte maneira: Transformei a fachada do prédio em superfície de Rhino (bake), depois adicionei as treliças individualemnete em cada pavimento. Considerando que a prédio tinha 51 pavimentos, eu diria que foi um processo um tanto trabalhoso. O lado positivo disso é que ao menos eu obtive um controle individual de espessura e raio das treliças por pavimento.

Para melhor compreensão deste processo, segue link do videotutorial de David Fano.

Qualquer sugestão ou idéia que possa melhorar esse método ou dar novas possibildades para a parametrização desse modelo será muito bem vinda.

Link do arquivo ghx.


Configuração total do arquivo

5 comentários:

  1. Oi Gabriel,
    Parabéns pelo post!
    As imagens são ótimas.
    Muito obrigado por compartir o seu projeto.
    Lastima que você teve que repetir o seu sistema para cada pavimento. A limitação do computador pode ser um problema. No seu caso, o módulo tem 16 superfícies (o do David Fano tem 2), o que em 82 segmentos por 51 pavimentos faz com que as quantidades de cálculos ocupem toda a memória RAM. Mas estou seguro que podemos fazer um que, funcionando no seu computador, seja mais eficiente.
    Vou tentar postar aqui para continuar a discussão.

    ResponderExcluir
  2. Beleza Ernesto! Ficarei no aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, estava pensando em fazer isso mas to meio ocupado, vo da uma olhada no arquivo(to com medo de meu pc não aguenta haha) já tinha seguido esse tutorial mas a segunda parte (aonde as superfícies triangulares se "encaixavam" na supercie loft) nao tava dando certo elas ficavam como quadrados mesmos.

    ResponderExcluir
  4. Pronto!
    Já fiz um que gera uma solução como a do Gabriel, mas sem ter que repetir nada. É feita combinando a definição 3 (torre) com a 9 (triangulação), só que em vez de usar as polisuperficies retas de cada pavimento, uso o Loft do edifício todo. No arquivo 09.1 Torre + Triangulação.ghx tem todo. O Loft é feito com a opção “Uniform” para manter a localização dos pavimentos; o defase dos pavimentos se usa para fora; e o parâmetro dos segmentos na direção U usa a expressão U-1.
    Neste caso uso 24 andares e 10 segmentos, assim como duas superfícies por módulo. Para que o computador não trave, eu recomendo desligar a solução antes de inserir mais divisões e complicar o módulo. Depois ligar e esperar...

    Erick, bem-vindo à discussão. Eu acho que o seu é um erro comum. Se segure de estar fazendo as conexões corretamente, e de clicar em “Flatten” nas entradas dos componentes de Planar Srf, para desaparecer a estrutura de árvore de dados. Veja no arquivo 9 (triangulação) ou no novo que estou compartindo aqui.

    ResponderExcluir
  5. Valeu! Bem mais simples mesmo.

    ResponderExcluir